Data: 09 de dezembro
Horário: 19h00 Café de Boas-Vindas – 19h30 Palestra
Local: Auditório da Amurel – Rua Rio Branco, n° 67, Vila Moema, Tubarão-SC
Temas:
- Panorama PCD e PNAD Contínua;
- Papel do profissional na inclusão PcD -Conceitos fundamentais;
- Tipos de Acessibilidade;
- Legislação- principais normas;
- Casos práticos e análise;
- Laudos e justificativas técnicas.
Muitos municípios vêm sendo cobrados para adequação de acessibilidade em edificações novas e edificações existentes por diversas esferas e órgãos governamentais. A maior parte dos municípios necessita de técnicos habilitados para promover a acessibilidade e inclusão nessas edificações, conhecedores dos conceitos básicos e da aplicabilidade da Lei Brasileira da Inclusão e Normas técnicas. Em vigência desde o início dos anos 2000 a acessibilidade envolve principalmente o conceito de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, com acesso amplo a todos os ambientes e locais de trabalho ou de uso comum.
Envolvendo um grande arcabouço de legislação e normas técnicas a adequação de acessibilidade em edificações existentes acaba se tornando de difícil lida e entendimento para o profissional da engenharia e arquitetura quando não habituado a tal tipo de situação. Aliar o custo-benefício com as necessidades de adequação da edificação e do entorno se torna fundamental para que sejam atendidas as necessidades de acordo com as normas técnicas e legislação de maneira integral.
A intenção desse evento é trazer aos profissionais conceitos básicos de acessibilidade e caminhos possíveis para adequação de projetos e laudos de adequação de acordo com a legislação existente e mostrando o que não deve ser feito ou executado.